3 dicas para escolher a bota de couro ideal

Se tem um calçado que nunca sai de moda, é resistente, versátil e cheio de estilo, este é a bota de couro masculina. Há séculos fazendo parte do vestuário do homem, elas ganharam variações, se espalharam por diversos ofícios e alcançaram todos os estilos.

Voltadas para aventuras, para o trabalho na indústria ou no campo, militares ou extremamente sociais e refinadas. São tantas opções que fica até difícil escolher a que mais combina com cada ocasião. Por isso mesmo, preparamos esse guia — que vai ajudar você a não errar na hora de escolher a sua bota de couro. Acompanhe!

1. Defina se sua bota será formal ou informal

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por BARCELONA DESIGN 👞👞 (@barcelonadesign)

Esta é a primeira bifurcação para você chegar à sua bota ideal. As botas formais são lisas, em couro brilhante e com cadarços finos passados em furos feitos direto no cabedal. Costumam ter o solado em couro cru, com borracha antiderrapante apenas no salto.

Enquanto isso, as botas informais apresentam outras formas de couro, como camurça e nobuck. Elas têm o solado com borracha por toda a extensão e cadarços mais grossos e funcionais. 

Outros fatores que ajudam a definir o estilo e que você deve observar na hora de compor o look são:

  • Botas com cadarços tendem a transmitir mais formalidade que as sem cadarços.
  • Quanto mais fino o solado, mais formalidade transmite a bota.
  • Modelagens mais baixas e alongadas são mais formais que arredondadas e altas.
  • Em relação às cores, quanto mais clara, menos formal é a bota.

Agora podemos seguir com mais dicas para ir afunilando sua escolha. 

2. Escolha se sua bota de couro terá cadarço

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por BARCELONA DESIGN 👞👞 (@barcelonadesign)

A presença do cadarço é um fator determinante no estilo da bota que você vai escolher. Principalmente devido à popularização dos tênis, hoje estamos muito adaptados ao uso de cadarços, que facilitam o ajuste do calçado aos nossos pés. Entretanto, diversos modelos sem cadarços já se provaram extremamente confortáveis. Nesse ponto, cabe a você experimentar e fazer a sua escolha.

Entre os modelos com cadarços, podemos destacar os coturnos, work boots e hiking boots, modelos bem esportivos e casuais, voltados para a proteção e funcionalidade. Outra opção é a desert boot é um modelo bem mais utilizável no nosso clima, por ter um cano baixo. Já a moc toe costuma trazer solado claro e ter uma costura similar a um mocassim, fazendo dela um modelo bem versátil.

Entre os modelos sem cadarço e de cano longo, destacamos a engeneer, marcada pelas tiras de couro com fivelas, e a harness, que costuma ser lisa e ter tiras de couro presas a uma argola de metal que passam por baixo do solado. Já com cano mais curto, a bota chelsea masculina é uma das mais populares pelo conforto e praticidade.

3. Considere o seu figurino

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por BARCELONA DESIGN 👞👞 (@barcelonadesign)

Você já tem uma boa noção sobre a diversidade de modelos, a versatilidade e a formalidade de cada um deles, mas agora é preciso olhar para o seu estilo. De nada adiantar optar por um modelo completamente antagônico ao que a sua rotina pede, queremos a bota nos seus pés, não abandonadas no armário. 

Essa é a hora de realmente definir o modelo perfeito para você, certo? Se você gosta de usar bermudas de sarja ou jeans e tem um estilo bem informal, escolha um hiking ou work boot. Já se prefere bermudas mais ajustadas, de alfaiataria, a melhor escolha é uma desert boot.

No caso de quem frequenta ambientes formais, que exijam roupas sociais ou ternos, você pode escolher uma oxford ou Chelsea.

Você também pode escolher uma bota de cano longo com cadarços e detalhes ou um couro não liso. Um modelo assim deixaria um look formal mais despojado, mas faria o efeito contrário em um visual mais informal, trazendo um pouco de requinte.

Com essas dicas você tem o caminho perfeito para escolher a bota de couro perfeita. Já decidiu qual vai ser a sua?Para ficar por dentro de dicas e novidades da moda masculina, siga nossas páginas no Instagram e no Facebook.

Compartilhe!

Assine nossa newsletter!