4 dicas de como limpar calçados de couro

Calçados de couro são companheiros valiosos. Além de bonitos e resistentes, costumam nos acompanhar por longos anos sem sair de moda. Muitas vezes, ganham até nova vitalidade com uma troca solado ou cadarços, trazendo um estilo renovado. 

Entretanto, muitas vezes eles acabam ficando um pouco esquecidos nos nossos armários por já estarem desgastados e sem brilho. Mas saiba que o couro é uma pele natural, e assim como a nossa, basta cuidar e hidratar para que fique bonito e macio novamente.

Para ajudar você a entender como limpar calçados de couro, hoje trouxemos algumas dicas simples mas que farão toda a diferença. Venha descobrir!

1. Identifique o tipo de couro do seu calçado

Antes de começar a limpar, é importante entender de qual tipo de couro é o seu calçado. Afinal, cada um deles exige cuidados diferentes. 

Existem calçados de couro liso, de camurça e nobuck. O liso é o mais tradicional em sapatos, é aquele engraxado e brilhante. O couro camurça é macio e tem toque aveludado, dando a sensação de apresentar pequenos pelinhos.

O nobuck tem um acabamento mais rústico e opaco, lembrando uma camurça lixada com os pelinhos bem cerrados. Fique atento aos detalhes sobre cada tipo que traremos nas próximas dicas!

2. Use borracha escolar para acabamentos opacos

A borracha escolar branca é excelente para retirar manchar de calçados de couro nobuck e camurça. O material aderente e poroso consegue captar as partículas que estão destoando a cor da sua peça, deixando-a limpa novamente.

Mas certifique-se de dois detalhes: a borracha deve ser branca, nunca colorida, e tanto ela quanto o calçado devem estar completamente secos.

3. Faça hidratações periódicas

Para manter seus calçados de couro bonitos e com aspecto de novos, é importante mantê-los hidratados. Nos casos de camurça e nobuck, você pode tratá-los com condicionador de cabelo, diluindo uma colher de sopa do condicionador em duas de água.

Com um pano macio, espalhe essa mistura, sem excessos, no sentido da fibra da pele. Após dez minutos, retire o excesso com papel toalha e deixe secar na sombra.

Já para o couro liso, existem diversas opções: vaselina, óleo de amêndoas e hidratante corporal podem ser usados, mas também existem produtos próprios para o couro. Passe o produto escolhido com um pano levemente umedecido sobre o calçado. Aguarde dez minutos e use um pano seco e macio para lustrar.

4. Nunca molhe seus calçados de couro

Com exceção de peças feitas para aventuras como trilhas, rapel e trail run, nunca molhe seus calçados. A água pode deformá-los, deixando-os desconfortáveis e com um aspecto ruim. 

Resista à tentação de lavar a sua peça em busca de tirar uma mancha. A água pode, além de distorcer a fôrma do seu calçado, fazer a mancha se espalhar e ficar ainda maior. 

Mesmo assim, situações adversas podem acontecer, como se molhar por completo na chuva. Nesse caso, ao chegar em casa, use um pano seco para absorver o excesso de água e termine a secagem com um secador de cabelos. Na Barcelona Design, você encontra uma linha completa de produtos para cuidar dos seus sapatos de couro

O que achou dessas dicas? Já conhecia alguma delas? Agora você está preparado para aproveitar toda a beleza e o conforto dos seus calçados de couro por muito mais tempo.Para continuar recebendo dicas úteis, além de novidades da moda envolvendo o couro, assine a nossa newsletter!

Compartilhe!

Assine nossa newsletter!